Leilão de imóveis: como funciona e quais as vantagens?

Se você deseja adquirir uma propriedade, seja para moradia ou para uso comercial, e deseja fazer isso com preços reduzidos, saiba que o leilão de imóveis pode ser uma interessante oportunidade de negócio.

O leilão de imóveis é uma categoria de venda de bens imobiliários. No entanto, ele não é uma transação comum entre um vendedor e um comprador, ele é realizado de forma judicial ou extrajudicial.

Na forma extrajudicial, estão os imóveis que foram financiados pelo comprador a uma instituição financeira, mas que por motivos financeiros deixou de pagar o financiamento. Já no leilão judicial, existe uma ação judicial específica, seja ela cível ou trabalhista.

A maioria das pessoas que busca um leilão de imóveis, o faz em busca de uma redução de preços, já que é possível encontrar valores muito abaixo da média do mercado. Cerca de 40% a menos do que em um financiamento comum e em casos extremos a economia pode chegar a até 70%.

Diante de uma população brasileira tão inadimplente, especialmente quando se trata do financiamento imobiliário, inúmeras oportunidades de arremates de imóveis estão sendo geradas. De acordo com a Valor Investe, em setembro de 2020, cerca de 300 imóveis foram a leilão com lances iniciais baixos e possibilidade de parcelamento.

Qualquer pessoa maior de idade e capaz, seja ela física ou jurídica, pode participar de um leilão de imóveis, salvo as exceções e exigências que normalmente são descritas no Edital de Leilão em pauta.

Comprar um imóvel leiloado é seguro?

Arrematar um imóvel em leilão é bastante atrativo. Contudo, essa transação pode se tornar complexa para quem não tem o conhecimento jurídico necessário para a condução do negócio.

Para garantir uma boa negociação e tranquilidade na compra, é primordial contar com uma assessoria especializada em leilão de imóveis.

Além de todo o apoio neste processo, o advogado ficará responsável por investigar se existe algum tipo de ação envolvendo o imóvel ou seu antigo dono. Ele também poderá apoiar, caso seja necessário, na desocupação do local ou na defesa de alguma disputa judicial sobre a propriedade.

A Guimarães Santucci Sociedade de Advogados é especializada em leilões de imóveis. Então, se você tem interesse em participar de um ou possui um imóvel que vai a leilão, conte com o nosso auxílio.  É só clicar aqui e falar com um de nossos especialistas.