Falando por cima, pode parecer que loteamento, condomínio e associações são a mesma coisa, mas sabia que há muitas diferenças entre esses três empreendimentos? É claro que eles têm muita coisa em comum, porém cada modalidade é concebida e usufruída de maneira diferente.
Os pontos em comuns de loteamento, condomínio e associações englobam o fato de, nos três casos, diversas famílias dividirem um espaço para morar, áreas em comum e todos os problemas ou benefícios que essas situações envolvam. Agora, vamos às diferenças:
Diferença entre loteamento, condomínio e associações
A diferença principal entre essas três modalidades está na legislação que permite a implantação dos residenciais. O loteamento fechado, por exemplo, prevê o parcelamento do solo, ou seja, você pega a terra bruta, faz o projeto, cria ruas, áreas públicas e de lazer. Depois, órgãos municipais e estaduais aprovam esse projeto, que é liberado para venda.
Os condomínios fechados, horizontais ou verticais, estipula que, da portaria para dentro, todas as áreas comuns, tais como piscina, ruas e locais de lazer são de responsabilidade do condomínio, incluindo iluminação e saneamento, por exemplo.
As associações de moradores, cada vez mais comuns, podem se formar a partir de espaços públicos como vilas ou loteamentos em cidades próximas a centros urbanos. Ela permite que as necessidades como segurança e recolhimento do lixo sejam atendidos. Entretanto, para que ela seja reconhecida, é preciso que uma ata/convenção seja registrada em cartório como pessoa jurídica e, depois, pedir o CNPJ na Receita Federal.
Formalize loteamentos, associações ou condomínios com a Guimarães Santucci
A Guimarães Santucci tem vasta experiência com direito imobiliário. Como especialistas, somos a parceria ideal para orientar e dar suporte na documentação de loteamentos, associações ou condomínios. Fale com nossos especialistas e obtenha a melhor assessoria clicando aqui!